Este projeto tem como escopo principal o desenvolvimento de um sistema corporativo baseado no estado da arte em técnicas de inteligência computacional para dimensionamento da força de trabalho necessária para atendimento às ocorrências técnicas e comerciais visando conciliar os múltiplos objetivos e indicadores relacionados com esta atividade.
Apesar de pouco abordado na literatura para distribuidoras de energia elétrica, o dimensionamento e alocação das equipes de campo constitui um dos desafios atuais das concessionárias deste setor no Brasil. Tomando como exemplo a ENERGISA, anualmente é necessário o recálculo da força de trabalho requerida para compor a equipe de campo da operação. Apesar de sua importância, essa atividade ainda não está padronizada no grupo ENERGISA, com cada unidade de negócio (UN) utilizando critérios e metodologias distintas.
Além disso, essa atividade é extremamente onerosa para os times locais, pois exige tratamento de bases, desenvolvimento de métodos de cálculo em planilhas e ainda um conjunto de aspectos subjetivos a serem debatidos com supervisores de campo para obtenção do resultado do dimensionamento.
Dessa forma, um sistema corporativo que atenda aos múltiplos objetivos de cada UN surge como solução prática e confiável para obtenção da força de trabalho necessária. Este projeto é executado em parceria com a HOC Soluções em TI (http://www.hoc.com.br/), responsável pela migração do protótipo e implantação do SIDEC na concessionária.