Conheça os IEDs de proteção disponíveis no FRIENDS Lab
O laboratório conta com diversos IEDs de proteção, variando desde IEDs de proteção de Bay, como o SEL 451 até IEDs de proteção de linhas de transmissão como o SEL 421 e Siemens SIPROTEC 7SA87. Além disso, alguns destes IEDs tem função de Merging Unit com envio de Sampled Values (IEC 61850).
O SEL-451 permite utilização das seguintes funções de proteção: 25 – Check de sincronismo; 27 – Subtensão; 50 – Sobrecorrente; 50BF – Sobrecorrente com falha de disjuntor; 51 – Sobrecorrente temporizado, entre outros.
São 3 SEL-421. O SEL 421 possui as seguintes funções de proteção: 21 – Distância de fase e terra com características mho e quadrilateral; 25 – Check de sincronismo; 27 – Subtensão; 32 – Direcional de potência; 50 – Sobrecorrente; 50BF – Sobrecorrente com falha de disjuntor; 51 – Sobrecorrente temporizado; 59 – Sobretensão; 67 – Sobrecorrente direcional; 68 – Trip/bloqueio por perda de sincronismo, entre outros. Como funções adicionais o SEL-421 ainda possui lógica de invasão de carga (“Load Encroachment”), localizador de faltas, e tecnologia de Sampled Values (publicação e subscrição).
Os dois IEDs Siemens SIPROTEC 7SA87 possuem capacidade de comunicação com os protocolos previstos na IEC 61850, incluindo Sampled Values, e possuem funções de proteção voltadas para linhas de transmissão, essas incluem: 21/21N – Proteção de distância de fase e terra; 50 – Sobrecorrente; 51 – Sobrecorrente temporizada; 67N – Sobrecorrente direcional residual, entre outros.
Para proteção de transformadores, o laboratório conta com o IED SEL 487E, que possui diversas funções de proteção adequada para sua área de atuação. Algumas das proteções incluem: 46 – Desequilíbrio de corrente; 59 – Sobretensão; 67(P, G, Q) – Sobrecorrente direcional (fase, terra, sequência negativa); 87 (U, R, Q) – Diferencial do transformador (sem restrição, com restrição, sequência negativa).
Além de IEDs de proteção, o laboratório conta com um controlador lógico programável, SEL 2411, que permite monitoramento, controle e relatório de plantas industriais e usinas geradoras. Algumas aplicações possíveis são: medição de pressão, temperaturas, níveis de fluídos, além de outras variáveis de processo com entradas analógicas CC; Envio de valores para um SCADA; Inclusão de entradas como set points, feedback em equações de controle automático local; Medição de correntes e tensões em CA; Cálculo de potências trifásicas e VARs para relatórios e lógicas de controle e registro de formas de onda.
Para concentração de dados e integração de IEDs, o laboratório possui o SEL 3332. Com o SEL 3332 é possível coletar e visualizar relatórios de eventos e sequencial de eventos de IEDs, seja com comunicação serial ou em rede. Ele possui uma ampla variedade de protocolos mestres e escravos, juntamente com protocolos peer-to-peer para coleta de dados dos IEDs existentes e sua utilização em aplicações envolvendo IHMs e SCADA. O servidor também permite sincronização temporal de dispositivos com a utilização do protocolo IRIG-B, onde o sinal pode ser gerado através de um satélite, ou internamente pelo próprio dispositivo.